O Poder da Influência, por Jonah Berger | As Forças Invisíveis Que Moldam Nosso Comportamento | Review Sumarizado do Livro


Gostaria de ser mais persuasivo? Há inúmeras situações nas quais o poder de influenciar vem muito bem a calhar. Um bom exemplo disso são em negociações, onde o vendedor precisa usar toda sua habilidade para vender o produto. 

Escolhas e decisões fazem parte da vida humana. Porém, num mundo de  incontáveis possibilidades, como fazer a escolha correta? Normalmente, o ser humano usa seus demais sócios (participantes da sociedade) como pontos de referência. 

Fatores influenciadores estão por todos os cantos. Obviamente, muitos deles são tão profundamente enraizados em nossas mentes que é praticamente impossível se livrar deles. Além disso, o fato de serem invisíveis é um dos motivos desses fatores serem tão efetivos.   

Como citado, as pessoas não são tão racionais assim. Mesmo quando você pensa que está realizando uma ação puramente técnica, é mais provável que haja algum viés cognitivo oculto agindo no exato momento. Então, aquele que estuda o assunto não só poderá se beneficiar e muito das fraquezas e brechas psicológicas do ser humano, como também das próprias futuras e mais inteligente decisões.

Assim, duma forma simples, o autor esclarece o que é, como aplicar e dominar a arte da persuasão, te ajudando não só na área profissional, mas também na profissional.

Seja um camaleão:
  • O simples fato de usar essa técnica fez, como afirmar um estudo, o vendedor ser 5x mais bem sucedido.
  • Espelhar: técnica de imitar os movimentos, gestos, linguagem corporal e comportamento da pessoa a ser convencida.
    • Se ela cruza os braços, você também. Se ela gira para um lado, você também. Você já entendeu a ideia (rs).
  • Numa mesa de negociação, o negociador camaleão saberá usar muito bem essa habilidade que trabalha no subconsciente do possível cliente, podendo convencê-lo muito mais facilmente.
  • Claro, o espelhamento pode ser usado em inúmeras outras situações. 
    • Os garçons que repetem todas as palavras do pedido recebem mais gorjetas. 
    • Ao conhecer a pessoa, se a interessado usar a técnica, poderá aumentar as chances dum primeiro encontro acontecer.
O poder da maioria:
  • Nós, uns mais que outros, somos influenciados pelo que as demais pessoas escolhem.
    • Numa mesa de 4 pessoas, se 3 pessoas decidirem pedir sobremesa, será mais provável que a restante irá pedir também.
  • Já se perguntou porque há restaurantes e outros estabelecimentos que contratam atores para se passarem por clientes, lotando parcialmente o estabelecimento?
    • Na mente de muita gente, se há mais pessoas no restaurante "A" que no "B", então há alguma vantagem no "A".
    • É como um efeito manada: instintivo e primitivo, mesmo que tenha resquícios de lógica.
  • Isso acontece de tantas formas:
    • A loja que está cheia tem os produtos com o melhor custo-benefício. A venda com uma fila vende o melhor produto.  
    • São conclusões baseadas na aprovação social.
Diferente ou Similar?
  • As pessoas tipicamente têm certa aversão ao que é diferente. O estranhamento pode causar, mesmo que momentaneamente, um afastamento.
    • Quando os carros foram introduzidos na sociedade, o espanto social foi grande. Afinal, eles eram bastante diferentes do típico meio de transporte, o cavalo.
    • O que alguns inventores fizeram? Isso:
  • O escritor sugere que você encontre um meio-termo. Se preferir por algo diferente, tente possibilitar em seu projeto uma transição mais suave utilizando similaridades dos produtos e serviços pré-existentes.
    • Assim, ao mesmo tempo em que seu projeto será inovador, será também reconhecível o suficiente, podendo agradar a uma quantidade maior de pessoas.

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