Faça Todo Mundo Gostar de Você em 90 Segundos, por Nicholas Boothman | Sumário



Rápido! Você tem 90 segundos para passar uma boa impressão e não traumatizar a outra pessoa pelo resto da vida. Calma. Não é tão dramático assim. Mas, sim, a primeira impressão é extremamente importante no meio social e de negócios.

O título do livro parece bem tentador, não é? Afinal, quem não gostaria de ser visto como amigável, confiável e simpático em menos de 2 minutos de interação?

O ser humano é uma criatura social. Como tal, beneficia-se imensamente das interações com os demais indivíduos integrantes da sociedade. Porém, é necessário expandir seus horizontes e não ficar preso a grupos muito fechados para conseguir colher o que há de melhor na vida social.

Entretanto, se estiver pensando que esse livro abrange apenas situações mais casuais ou amorosas, não poderia estar mais enganado: ele compõe uma vasta lista de dicas e truques (com base sólida) que comporta muitas outras áreas da vida, como ao ensinar, colaborar, negociar e vender.

Aprenda como usar sua linguagem corporal e tom de voz, entre outras armas próprias, para fazer as pessoas inconscientemente gostar de você. Além disso, a obra ainda aborda temas como atitude, nervosismo e truques que manterão a conversa mais agradável e fluida.


Atitude
  • Apenas quando se sabe o que espera do encontro e da conversa em si, você conseguirá se concentrar devidamente, adotando a correta atitude.
  • Sua atitude controla sua mente.
    • Atribui a qualidade e o tom de seus pensamentos, voz e palavras faladas.
    • Adicionalmente, determina sua linguagem corporal.
  • Atitudes úteis definem positivamente sua vida. 
    • Ser animado, interessado, empático etc.
    • O contrário acontece quando você se torna entediado, estressado, desrespeitoso, ansioso, rude etc.
  • Ela é sua para fazer o que quiser.
    • Ao ser abordado pela polícia rodoviária para ser multado, você pode ficar irritado e tentar discutir com o policial ou pode simplesmente admitir o erro e pedir desculpa.
    • A segunda é uma atitude correta, o que poderá até te livrar de algumas multas.
    • 8. Se estiver errado, admita prontamente e de forma enfática. 
  • Ao reconhecer a importância do emprego, a pessoa não permite que sua vida pessoal atrapalhe sua vida profissional.

Comunicação
  • O sentido da comunicação está por trás da resposta que ela recebe.
    • Isso significa que você é inteiramente responsável pelo sucesso da mesma.
  • Para se comunicar efetivamente, você precisa:
    • Saber o quer.
    • Atentar-se para o que está conseguindo.
    • Mudar o que faz até que conseguir o que quer.

Linguagem corporal aberta:
  • Cerca de 55% da comunicação vem da linguagem corporal (do que é visto).
    • Cerca de 38% se dá pelo tom da voz e cerca de 7% acontece pelas palavras em si.
  • A forma que você se move, fica em pé ou sentado passa muitas mensagens. 
    • Já se perguntou por que alguém nunca se aproxima de você? 
    • Talvez sua linguagem corporal esteja dizendo "Se vier, eu te soco".
    • Essa é a mensagem passada por quem fica parado em pé com as mãos formando um punho.
    • É como se você estivesse com raiva o tempo todo. 
  • Relaxe o corpo e desenvolva uma postura mais aberta.
    • Permita que seu corpo fique mais tranquilo e aberto, demonstrando que não está com medo do "predador" à frente.
    • Não deixe os braços cruzados.
    • Ao começar uma conversa, fique de frente para a outra pessoa, como se seus corações estivem olhando um para o outro.
  • Olhem em seus olhos e sorria primeiro, fazendo com que uma conexão mais forte se firme, havendo uma maior chance duma confiança sólida se formar.
  • O rosto é também muito expressivo.
    • Seu rosto pode estar demostrando raiva, frustração, impaciência, e isso afastará as pessoas.
  • Incline-se em direção à ela.
    • Não é para cair por cima dela.
    • Faça de forma discreta.

Começando conversas
  • Ao dizer o primeiro "Oi", fale juntamente com sei nome.
    • "Oi, meu nome é Lucas".
  • Ao tentar desenvolver uma conversa, tente conseguir uma resposta que vá além do "Sim" e "Não".
    • Para isso, ao fazer perguntas, prefira começá-las usando palavras como "por que, como, quando, o que, onde e quem".
    • Elas farão a conversa se abrir, porque será impossível a pessoa responder com um "Sim" ou "Aham".
    • O ideal é que a questão peça alguma opinião ou explicação.
  • Em vez de perguntar "Você foi trabalhar hoje?", podendo resultar num "Sim" ou "Não", pergunte "Como foi o trabalho hoje?"
    • Caso ela não tenha ido, pergunte "Por que não foi" ou "O que houve".

Faça a outra pessoa se sentir importante
  • Usar a forma correta de fazer perguntas é só metade do caminho.
    • É necessário saber escutar.
  • Quem não quer se sentir importante? 
    • Ser reconhecido ou valorizado é um dos desejos mais fortes que a grande maioria das pessoas possui.
  • Bom, talvez você não possa oferecer um cargo de importância à pessoa, mas há coisas mais simples que pode fazer:
    • Na conversa, preste atenção no que ela fala e não a interrompa.
    • Mostre-se interessado no que ela tem a dizer interagindo com perguntas e comentários.
    • Não fique olhando para o relógio, arredores ou celular.
  • Você a fará se sentir como se fosse a pessoa mais importante naquele momento. 

Interesse genuíno

Lembre-se de seus nomes
  • Mesmo sendo frustrante ou até desrespeitoso, tendemos muito a esquecer dos nomes das pessoas que acabamos de conhecer.
    • Use os primeiros segundos da conversa para tentar memorizar o nome da pessoa.
    • Diga algo como "Beatriz... Prazer em conhecê-la, Beatriz".
    • Depois, basta repeti-lo ocasionalmente para ajudar a fixar.
  • Ao fim da conversa, despeça-se utilizando o nome na frase final.
    • "Foi bom te conhecer, Beatriz".
  • Ouvir o próprio nome é uma sensações mais doces de se sentir (3. Lembre-se do nome).

Elogios
  • Parece uma regra universal.
    • Elogiar a pessoa normalmente é a forma mais fácil e rápida de fazer uma pessoa gostar de você.
  • Um elogio não serve apenas para inflar egos, mas também para demonstrar reconhecimento e apreciação.
    • Mas se lembre de ser verdadeiro e plausível.
    • Então, não vá exagerando ou tirando elogios do nada.
  • Elogie feitos e roupas que estão vestindo.
    • Sempre que possível, tente adicionar um pouco de originalidade.
    • "Gostei desses sapatos ficaram ótimos em você. Eles até combinam com o vestido".
    • "Que golaço, cara! Acho que nem Pelé faria um desses".
  • Ser genuíno e oportuno é necessário.
    • Ninguém vai acreditar em alguém que fica despejando elogios a todo momento e para qualquer pessoa.
    • Mantendo seu elogio devidamente escasso (escassez), ela ganha mais valor.

Assuntos positivos, vibrações positivas
  • Seja um "#52 Pombos-correio da sorte".
  • Em conversas, fale apenas sobre coisas boas.
    • Ninguém gosta de ficar ouvindo apenas notícias e comentários negativos.
  • Prefira não falar sobre o que não gosta, porque o tempo aqui é limitado.
    • Dessa forma, evitará uma impressão de que é alguém pessimista. 

Programação neurolinguística
  • Foi desenvolvida no início da década de 70 por Richard Bandler e John Grinder.
    • Eles descobriram que as pessoas veem o mundo através de três filtros: visual, auditivo ou cinestésico. 
  • De forma geral, as pessoas misturam esses três sensos, mas acabam, na maior parte das vezes, focando em um.
  • Então, para aumentar as chances duma sincronização bem sucedida, terá que descobrir e imitar (espelhar) o senso prevalente delas.
    • Visual:
      • Preocupam-se com a imagem própria e das coisas ao redor.
      • São mais facilmente influenciadas pelo visível e gráfico.
      • Entende e aprende com mais facilidade vendo.
      • Usam expressões que abordem o sentido da visão como "Isso não parece bom".
    • Auditivo:
      • Apreciam os sons em geral, incluindo o som da voz.
      • Prestam mais atenção enquanto o outro fala.
      • Falam mais melodicamente.
      • Pode ser mais técnico ou detalhista na fala.
      • Usam expressões como "Soa familiar" e "Não gosto como isso tá soando".
    • Cinestésico:
      • Gostam de sentir fisicamente.
      • Preferem roupas com texturas.
      • São menos avessas ao contato físico.
      • São mais ativos socialmente.

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